domingo, 10 de junho de 2018

Palestras


O Teatro de Animação compreende um nicho específico das artes cênicas, cujas linguagens tornam-se cada vez mais um dos eixos constituintes dos estudos e reflexões contemporâneas das artes cênicas, com base nas pesquisas efetuadas pelas universidades e pelos artistas em seus processos de concepção de estéticas e inovação. Além disso, percebe-se também a multiculturalidade presente nas inúmeras produções em desenvolvimento no território brasileiro e mundial. 

Dentre as linguagens que compõe esse nicho, o III Colóquio Internacional FITA focará em duas: Objetos e Sombras, por compreender a relevância de tratar das interconexões entre a teoria, os processos de aprendizagem e a prática em técnicas que vem sendo aprimoradas com os avanços de tecnologias disponíveis e com os arranjos criativos de cada artista/companhia.

Em 2018, gostaríamos de fortalecer o evento como referência nacional na pesquisa e desenvolvimento da área em questão. Para isto preparemos uma rica programação formativa, onde destacam-se palestras com importantes teóricos da área. Dentre eles estão: a diretora Sandra Vargas (Grupo Sobrevento/SP) e os professores doutores Felisberto Sabino da Costa (ECA – USP/SP), Gilson Moraes (UFRJ) e Fabiana Lazzari (UDESC).

Confira abaixo nossa programação de palestras e um pouco mais de nossos convidados:

Local: Sala Goiabeira (Centro de Cultura e Eventos UFSC)

11 de Junho - 14h
O Teatro de Objetos -  Mediação: Profª Drª Maria de Fátima de Souza (Sassá) Moretti

Sandra Vargas é formada como Bacharel em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação Teatral pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio). Uma das fundadoras do GRUPO SOBREVENTO. Criou os espetáculos Ato sem Palavras, Um Conto de Hoffmann, Sagruchiam Badrek, Mozart Moments, Beckett, O Theatro de Brinquedo, Ubu!, Cadê o meu Herói?, O Anjo e a Princesa, Brasil pra Brasileiro Ver, Submundo, O Cabaré dos Quase-Vivos e O Copo de Leite. Dirigiu o espetáculo "SóFridas", da TRIP Teatro, que integra a nossa programação.

12 de Junho -14h
O Teatro de Objetos - Mediação: Profª Drª Maria de Fátima de Souza (Sassá) Moretti

O Profº Drº Felisberto Sabino da Costa é especializado em teatro e dança pela Universidade de São Paulo (1990), e possui mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (1990), doutorado em Artes pela Universidade de São Paulo (2000) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2006). Em 2001, realizou um estágio de pós-doutorado na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3. Atualmente é professor da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Artes Cênicas, atuando principalmente nos seguintes temas: dramaturgia, atuação com objetos e teatro de animação. Coordenador de O Círculo - Grupo de Estudos Híbridos das Artes da Cena.

13 de Junho - 14h45 
Corpo-sombra - Mediação: Profª Drª Elisana de Carli

A Profª Drª Fabiana Lazzari é doutora em Teatro pelo Programa de Pós- Graduação em Teatro (PPGT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC - 2011). Licenciada em Educação Artística - Habilitação em Artes Cênicas pela UDESC (2012). Bacharel em Educação Física pela UDESC (1998). Pesquisa na área de formação do ator e teatro de animação. Atriz, arte-educadora, produtora cultural e educadora-física. Sócia-fundadora da entreAberta Cia Teatral e Skia- Espaço da Sombra. Professora do Curso de Teatro do Centro de Artes - CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC nas disciplinas de Teatro de Máscaras; Teatro de Bonecos; Teatro de Sombras; Interpretação; e Ética, Legislação e Produção Teatral.

14 de Junho - 09h45 
O Teatro de Sombras - Mediação: Profª Dr. Rafael Luiz Marques Ary

O Prof. Dr. Gilson Moraes (UFRJ) é graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989), tem Mestrado em Filosofia (1995) e Doutorado em Filosofia (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor Associado da UFRJ - Escola de Belas Artes, com atuação nas áreas de Estética Teatral, Dramaturgia e Teatro de Formas Animadas. Coordenador do Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da UFRJ. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Escola de Comunicação da UFRJ. Atuou como cenógrafo, figurinista em diversos espetáculos e como diretor teatral. Entre 2009 e 2013, atuou no Coletivo de Performance Heróis do Cotidiano. Atualmente desenvolve pesquisa artística com a linguagem do teatro de formas animadas em espaços cênicos não convencionais e em espaços públicos no Laboratório Objetos Performáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário